Search a title or topic

Over 20 million podcasts, powered by 

Player FM logo

Alemanha Podcasts

show episodes
 
Artwork
 
O Matraquilhos é um podcast de futebol feito por adeptos e para adeptos do jogo. Nasceu sob um mote: não falar de arbitragem. Falamos do jogo. Fazemo-lo de forma apaixonada, sim, mas não clubística. Falamos para apaixonados por futebol, seja ele jogado num estádio da Liga NOS, numa cancha argentina ou no cimento de uma favela do Rio.
  continue reading
 
Loading …
show series
 
O Pedro Fragoso e o Rui Silva decidiram reinventar um pouco o conceito da rubrica Futebol Buffet e decidiram atribuir um treinador nacional no ativo para cada uma das 18 equipas da Liga Portuguesa. Qual seria o cenário se não se pudesse orientar equipas no estrangeiro e os melhores tivessem de estar no nosso campeonato?…
  continue reading
 
Foram onze anos sem ganhar o campeonato e oito sem conquistar qualquer título. O período conhecido por Vietname entre 1994 e 2005 marcou a pior era na história do Benfica e deixou marcas que ainda hoje se sentem no clube e entre os benfiquistas. Neste audiodocumentário, com os contributos de Pedro Ribeiro, Filipe Inglês, João Tibério, Sérgio Engrác…
  continue reading
 
A desgraça de um homem é a fortuna do outro. Quando Paulo Sousa desrespeitou Humberto Coelho e se recusou a entrar nos minutos finais contra a Roménia no Euro-2000, abriu caminho para que Costinha entrasse, resolvesse o jogo e consolidasse o seu estatuto na seleção e no futebol português. Neste episódio da rubrica Encruzilhada, o Manuel Neves e o R…
  continue reading
 
Por duas vezes durante a temporada 2009/2010 André Villas-Boas foi dado como praticamente certo como novo treinador do Sporting. No regresso da rubrica Encruzilhada, o Manuel Neves e o Rui Silva tentam perceber de que forma é que a confirmação dessa contratação alteraria a realidade como a conhecemos. De que forma Sporting, FC Porto, Benfica, André…
  continue reading
 
O Pedro Fragoso e o Rui Silva travaram nova batalha, agora com olhos no Euro-2000. Tiveram de escolher onze jogadores, cinco suplentes e um selecionador e, dizem as más línguas, o trunfo poderá estar nos laterais. Zidane contra Figo, Toldo contra Schmeichel, Kluivert contra Larsson… quem terá levado a melhor? Deixem-nos as vossas opiniões nos comen…
  continue reading
 
Portugal foi campeão mundial de sub-20 pela segunda vez consecutiva em 1991. Carlos Queiroz estava ao leme de toda a formação da federação e os resultados continuaram a aparecer. Com João Pinto, Figo e Rui Costa em plano de destaque, havia muitos outros talentos promissores que acabaram por deixar a marca na história do futebol português. O legado …
  continue reading
 
Alex Ferguson despediu-se do Aberdeen com três campeonatos, quatro Taças da Escócia, uma Taça da Liga, uma Taça das Taças e uma Supertaça Europeia, num total de dez títulos. Na altura, o Aberdeen tinha apenas 15 títulos. Hoje, quase quarenta anos depois, o Aberdeen só conseguiu conquistar mais uma Taça da Escócia em 1990, outra em 2025, e uma Taça …
  continue reading
 
Escolhemos uma competição, neste caso o Mundial-1994, e selecionámos jogadores à vez, num máximo de um por equipa, até formar um onze temível com apenas um suplente no banco. Sem esquecer o treinador. Numa altura em que os Estados Unidos recebem a primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA, decidimos regressar à infância e recuperar memórias de j…
  continue reading
 
O futebol ribatejano é o protagonista principal da viagem do Matraquilhos pelas antigas regiões portuguesas. União Tomar e Montijo foram as primeiras equipas entre a elite da modalidade, mas o Alverca ganhou protagonismo mais recentemente e acabou de festejar o regresso à Liga Portuguesa (e nem assim evitou um esquecimento parcial). Um episódio ond…
  continue reading
 
O Pedro Fragoso e o Rui Silva continuam a sua viagem pela geografia do futebol e desta vez aterraram em Inglaterra. Confessam a admiração por Scholes, por Shearer, pelos improváveis Blackburn e Leicester, abordam as preferências de cada um e até há espaço para uma história sobre um acidente de carro numa rotunda a caminho de Ewood Park em 2002.…
  continue reading
 
Marca presença em todas as fases finais desde 2012 mas corre o mundo para outras modalidades e campeonatos. Rui Miguel Tovar dispensa apresentações e veio ao Matraquilhos para contar algumas experiências mais insólitas pelo mundo a ver futebol, com destaque especial para Maldivas e Irão.By Hemisfério Desportivo
  continue reading
 
O Pedro Fragoso tem sete meses de experiência como pai de gémeos e o Rui Silva preparou um Não Vale Roletas especial dedicado a gémeos que marcaram a história do futebol. No final, aventuraram-se num quem é quem futebolístico com pistas progressivas de acordo com os passos das carreiras de futebolistas mistério.…
  continue reading
 
Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Milan, Bayern… são fáceis de apoiar e seguir a sua história. Mas o convidado deste episódio da rubrica Segundo Amor, João Henriques, apaixonou-se pelo Elversberg quando este estava no terceiro escalão do futebol alemão. Segue o clube diariamente, tem uma página no Instagram dedicada e contou-nos como tudo …
  continue reading
 
Chamaram-lhe a Batalha de Nuremberga. No Mundial da Alemanha, em 2006, Portugal e Países Baixos reencontraram-se depois da meia-final de Alvalade e o resultado foi um festival de cartões distribuídos pelo russo Valentin Ivanov. O Pedro Fragoso e o Rui Silva juntaram-se para falar deste jogo dos oitavos de final, com muitos elogios para Figo, Scolar…
  continue reading
 
Fenomenal é o audiodocumentário do podcast Matraquilhos que recorda a inacreditável época que Ronaldo Luiz Nazário de Lima passou em Camp Nou em 1996/97. Contratado por Bobby Robson no ponto zero da era pós-Cruijff, mostrou-se nos Jogos Olímpicos e não precisou de adaptação para conquistar Catalunha, Espanha, Península Ibérica, a Europa e o mundo i…
  continue reading
 
Subcampeón é um livro que conta a história de Zuhaitz Gurrutxaga, uma pérola da formação da Real Sociedad que cumpriu o sonho de chegar à equipa principal. Tinha tudo para ser mais um talento a entrar para a história do futebol basco, não fosse um pormenor: o defesa tinha uma perturbação obsessiva compulsiva grave. O Manuel Neves leu o livro e este…
  continue reading
 
A lista de candidatos tinha dois nomes: Pep Guardiola e José Mourinho. Os dirigentes catalães escolheram o timoneiro da equipa B e o resto é história: duas Ligas dos Campeões e, discutivelmente, a melhor equipa de todos os tempos, com Busquets, Xavi, Iniesta e Messi a atingirem o topo das suas capacidades. Mas e se a escolha tivesse recaído sobre J…
  continue reading
 
Uma história de coração dividido que começou por… amor. O João Gomes Dias, jornalista da Antena 1 e narrador na DAZN, é o convidado do episódio e fala-nos sobre como começou a sua ligação ao Palmeiras. O período dourado da equipa, a mudança de paradigma, as razões e as curiosidades, as maiores figuras… houve espaço para tudo nesta conversa.…
  continue reading
 
O Pedro Fragoso e o Rui Silva foram rever a noite épica no Minho em que o Vitória de Jaime Pacheco com Neno, Quim Berto, Vítor Paneira, Capucho e muitos outros conseguiram derrubar o Parma de Carlo Ancelotti que era uma das melhores equipas italianas da década. Na baliza, estreou-se na UEFA um jovem de 18 anos chamado Gianluigi Buffon.…
  continue reading
 
O Miguel Lourenço Pereira junta-se ao Rui Silva, no rescaldo de ter terminado um livro sobre a história do futebol espanhol, para recordar a Taça das Taças conquistada pela equipa de Aragão em 1995. As ligações ao FC Porto são mais que muitas e para a história ficará sempre o remate de Nayim do meio da rua a 13 segundos do fim do prolongamento.…
  continue reading
 
O Benfica de Jorge Jesus sonhava com tudo em maio de 2013 mas acabou por cair no abismo. Poucos dias depois da derrota no Dragão com um golo de Kelvin nos descontos, os encarnados foram a Amesterdão disputar a final da Liga Europa contra o Chelsea. Neste episódio, o João Nuno Costa junta-se ao Rui Silva para recordar os pormenores daquela final - v…
  continue reading
 
É a história mais trágica dos Mundiais. Andrés Escobar fez um autogolo na segunda jornada da fase de grupos durante um Colômbia-Estados Unidos e, de candidata a chegar longe, a seleção sul-americana ficou pelo caminho. Durante os oitavos, de volta ao país natal, Escobar foi assassinado com, conta a lenda, referências ao autogolo por parte do assass…
  continue reading
 
O divórcio dos pais levou a que Manuel Neves, em plena adolescência, começasse a fazer 400 quilómetros com o pai duas vezes por semanas para assistir aos jogos do Betis. Durante três anos, acompanharam as aventuras e desventuras de uma equipa que desceu, subiu e esteve perto de garantir uma vaga na Liga dos Campeões. Neste episódio, o Manuel Neves …
  continue reading
 
A Argentina estreava Maradona e estava a defender o título conquistado quatro anos antes. A Itália ainda não tinha conquistado qualquer triunfo no Mundial de Espanha e Paolo Rossi ainda não tinha aberto a garrafa de ketchup. No jogo que marcou a abertura da segunda fase de grupos (com Brasil à espreita), houve momentos que ficaram marcados na memór…
  continue reading
 
Sensível Soccer é um audiodocumentário do podcast Matraquilhos que assinala os 30 anos de um Mundial que ficará para sempre na memória. De 17 de junho a 17 de julho de 1994, o planeta esteve com os olhos postos num país sem tradição futebolística que foi capaz de bater recordes que ainda hoje parecem intocáveis. Dentro de campo, houve alegrias e su…
  continue reading
 
A história da Académica no futebol nacional nos cinquenta anos de democracia é bem diferente àquela que escreveu no período do Estado Novo. Em 2012, contra todas as expectativas, um grupo de jogadores orientado por Pedro Emanuel vingou várias gerações de adeptos e jogadores da Briosa que deixaram a sua marca no clube e no futebol português sem conq…
  continue reading
 
A época 2010/2011 tem vários jogos que cabiam nesta rubrica. Na impossibilidade de estarem cá todos e de estar apenas um, escolhemos uma inédita final europeia apenas com clubes portugueses. Em Dublin, o Porto de Villas Boas foi mais forte, encerrando uma época quase perfeita. Já o Braga começou aqui uma trajectória ascendente de consolidação no fu…
  continue reading
 
Na final da Liga dos Campeões de 1997, em Munique, a grande equipa favorita era a Juventus, campeã europeia em título, acabada de se sagrar campeã italiana e com um conjunto de jogadores jovens e talentosos, com Zidane à cabeça. Mas do outro lado estava um Borussia de Dortmund, que se estreava em finais da prova, que tinha muitos jogadores bem madu…
  continue reading
 
A temporada 2007/2008 ficou marcada, em Portugal, pela criação da Taça da Liga, uma nova competição apenas para os clubes profissionais, imitando outros formatos existentes no estrangeiro. Neste episódio, contamos a história da competição, com foco no primeiro vencedor de sempre.By Hemisfério Desportivo
  continue reading
 
A segunda liga de âmbito nacional como nós a conhecemos só nasceu em 1990. E na primeira época, o treinador campeão foi Vitor Oliveira, que levou o Paços de Ferreira pela primeira vez ao escalão maior do futebol nacional. Nessa altura, ninguém imaginaria que 30 anos depois Vitor Oliveira fosse o rei das subidas: no total foram onze, com vários títu…
  continue reading
 
A história dos derbis de Lisboa está recheada de jogos emocionantes e decisivos, ou não estivéssemos a falar da maior rivalidade da história do futebol nacional. Porém, há jogos que são ainda mais marcantes, como é o caso da goleada por 7-1, aplicada pelo Sporting ao eterno rival. Um jogo que fica na história pelo poker de Manuel Fernandes, pelos s…
  continue reading
 
40 anos depois, Portugal chegou a uma meia-final de um Mundial. Scolari manteve-se no comando técnico com o objectivo de revalidar o seu título de selecionador campeão do mundo. Depois de uma fase de qualificação tranquila, Portugal fez um Mundial na Alemanha muito sólido até encontrar pela frente o carrasco habitual.…
  continue reading
 
Pelo terceiro ano consecutivo, uma equipa portuguesa chegou à final de uma prova europeia. Desta vez, foi o Sporting de Peseiro que, sempre com o objectivo de disputar o jogo decisivo no seu estádio, fez uma caminhada épica até Alvalade, onde apanhou um balde de água gelada vindo de leste.By Hemisfério Desportivo
  continue reading
 
Depois de atingir o topo em Maio de 2004, em Dezembro do mesmo ano o processo Apito Dourado atinge o Futebol Clube do Porto e o seu presidente. No entanto, mesmo após tantas polémicas e escutas, nem o clube, nem Pinto da Costa sofreram consequências jurídicas e desportivamente a hegemonia da década anterior prolongou-se.…
  continue reading
 
Depois de várias dúvidas e receios sobre o sucesso da organização do euro 2004, a verdade é que o torneio decorreu de forma irrepreensível. Só faltou uma coisa, a cereja no topo do bolo: a vitória na final. Mas a Grécia fez um pacto com o destino e venceu o euro 2004 da forma mais cruel possível.By Hemisfério Desportivo
  continue reading
 
Depois de brilhar na Taça UEFA na época anterior, o Porto de Mourinho voltou a deixar toda a Europa de queixo caído. Pela última vez, uma equipa que não das quatro maiores ligas europeias venceu a Liga dos Campeões, uma prova cada vez mais desenhada para os mais ricos e poderosos. Só que Mourinho era especial e furou essa lógica em Gelsenkirchen.…
  continue reading
 
Em Guimarães, Miki Feher morreu em directo, com a televisão a mostrar-nos os seus últimos instantes de vida e todo o sofrimento e desespero dos seus companheiros perante a tragédia no relvado. Uma morte que ainda assim fez soar alguns alarmes e a adoptar novos procedimentos na organização e transmissão do jogo, via televisão.…
  continue reading
 
Loading …
Copyright 2025 | Privacy Policy | Terms of Service | | Copyright
Listen to this show while you explore
Play